Influência do Layout no comportamento do consumidor: um estudo em pequena empresa

Alberto Ferreira Queiroz Santana, Djair Picchiai Picchiai

Resumo


As pesquisas de neurodesign e visual merchandising ajudam a desenvolver cognições sensoriais, contribuindo para uma maior percepção e melhor experiência do individuo em ambientes de comércio, fato que afeta diretamente o seu coamportamento consumidor. Este trabalho teve como objetivo a formação de diretrizes de planejamento para lojas, auxiliando empresários de micro e pequenas empresas varejistas a pensarem sobre o visual de seus estabelecimentos. A pesquisa de campo foi qualitativa exploratória, com duas lojas do varejo da moda na cidade de Cuiabá/MT, através de multi-métodos, como: entrevista com empresária, análise de comportamento dos clientes por meio de câmeras internas das lojas e análise walkthrough. O estudo possibilitou que os empresários enxergassem uma série de oportunidades existentes, que podem resultar em uma melhoria dos resultados econômicos da empresa, bem como na fidelização dos clientes. O enfoque deste estudo é avaliar a influência do layout nos pontos de venda, baseando-se no comportamento dos consumidores.


Palavras-chave


Administração; Marketing; Comportamento Organizacional; Logística; Estratégia

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