Gestão financeira e de marketing nas microempresas - um estudo de caso sobre dificuldades dos empreendedores de Cabeceiras de Goiás-GO

Gleiciele da Silva Freitas, José Airton Mendonça de Melo

Resumo


O objetivo do estudo é identificar e analisar possíveis fatores relacionados à gestão financeira e de marketing que dificultam o desenvolvimento de microempresas na cidade de Cabeceiras de Goiás-GO. A pesquisa se caracteriza, quantos aos fins, como descritiva, onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Enquanto os procedimentos utilizados na coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo. Foi aplicado um questionário a 25 microempreendedores daquela cidade. Com base no resultado da análise, foi possível identificar que os principais entraves ao crescimento de microempresas estão na gestão financeira e de marketing, refletidos pelas dificuldades de distinção entre recursos da empresas e recursos pessoais, de acesso ao crédito bancário, de adimplência e de fidelização da clientela.Mais da metade dos entre

O objetivo do estudo é identificar e analisar possíveis fatores relacionados à gestão financeira e de marketing que dificultam o desenvolvimento de microempresas na cidade de Cabeceiras de Goiás-GO. A pesquisa se caracteriza, quantos aos fins, como descritiva, onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Enquanto os procedimentos utilizados na coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo. Foi aplicado um questionário a 25 microempreendedores daquela cidade. Com base no resultado da análise, foi possível identificar que os principais entraves ao crescimento de microempresas estão na gestão financeira e de marketing, refletidos pelas dificuldades de distinção entre recursos da empresas e recursos pessoais, de acesso ao crédito bancário, de adimplência e de fidelização da clientela.Mais da metade dos entrevistados detém até o ensino fundamental, o que permite compreender por que os microempreendedores pouco utilizam ferramentas eletrônicas, dando preferência a anotações em caderno, ou ainda por que poucos elaboram planos de negócio.

vistados detém até o ensino fundamental, o que permite compreender por que os microempreendedores pouco utilizam ferramentas eletrônicas, dando preferência a anotações em caderno, ou ainda por que poucos elaboram planos de negócio.


Palavras-chave


Marketing de relacionamento. Gestão financeira. Microempresas.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.