Gerenciamento financeiro uma visão entre hierarquias: Um estudo de caso sobre o fluxo de caixa de uma rede farmácia em Brasília-DF

Aline Maria Amaral, Flávio Gilberto Oliveira, Filipe Bressanelli Azevedo

Resumo


Nesse artigo trata da importância do fluxo de caixa da empresa, devido as constantes mudanças financeiras e econômicas os registros das informações deverão ser feitas de acordo com as entradas e saídas de recursos, sendo assim os problemas serão mais fáceis para identificar. Um bom planejamento financeiro é imprescindível para que as alcance seu sucesso, onde é uma das ferramentas que auxiliam os administradores terem visão de sua empresa, pois é uma área que necessita de uma atenção maior, desta forma se a empresa não cumprir com suas obrigações podem levar as empresas a falência, sendo assim o gestor financeiro deverá controlar seu fluxo de caixa, verificando seus pagamentos e recebimentos. Portanto esse artigo descreve a importância do planejamento financeiro, ter uma boa gestão financeira, onde todos os setores da empresa deverão trabalhar em conjunto, para que os gestores financeiros possam tomar as melhores decisões. A pesquisa foi realizada em uma rede de farmácia localizada na região do Distrito federal de natureza descritiva e sua abordagem dos dados foi qualitativa, conforme artigos e revistas publicadas na área de gestão financeira e contabilidade. As informações foram coletadas por meio de um questionário para um gestor financeiro e para os gerentes das unidades analisando o controle do fluxo de caixa das unidades e do departamento financeiros. Diante disso, para que as empresas trabalhem de forma eficiente, foi observada a importância de um planejamento financeiro, um bom gestor financeiro por meio de seus conhecimentos e um controle do fluxo de caixa.


Palavras-chave


Planejamento Financeiro; Gestão Financeira; Fluxo de Caixa

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.