Um estudo reflexivo sobre o fenômeno das fusões e aquisições na Educação Superior Brasileira

Paulo Henrique Fernandes Marinho, José Sergio de Jesus

Resumo


Este estudo apresenta uma análise bibliográfica de obras nacionais publicadas nos últimos cinco anos acerca das estratégias de Fusões e Aquisições – F&A’s no cenário da Educação Superior Brasileira. O estudo se propõe ainda analisar os indicadores financeiros dos grupos consolidadores da Educação Superior Brasileira como o Earnings Before Interest, Taxes, Depresiation and Amortization – EBITDA, o Lucro Líquido, o Ativo Total e o Histórico do valor da ação nos últimos cinco anos. A análise bibliográfica foi desenvolvida por meio da operacionalização de um software de análise qualitativa chamado MAXQDA. O tratamento dos dados deu-se a partir do desenvolvimento do sistema de codificação, identificação de conceitos pré-mapeados, categorização e análise. Constructos relacionados à estratégia de F&A como Conceito, Efeitos, Necessidades, Competitividade, Risco e Consolidação serão discutidos à luz do mapeamento bibliográfico objetivando entender qual a concepção dos autores que fomentam o desenvolvimento teórico nacional acerca do fenômeno das F&A’s. A análise dos indicadores financeiros foi realizada por meio de consultas aos veículos de informações oficiais relacionados aos grupos consolidadores como websites institucionais, de crítica especializada e da bolsa de valores. Por meio das considerações finais do estudo é possível perceber que o processo de F&A na Educação Superior Brasileira caracteriza-se enquanto uma estratégia rentável e que, se consideradas suas particularidades, pode garantir a perenidade das holdings envolvidas no processo.  


Palavras-chave


Fusões e Aquisições na Educação Superior, F&A, M&A, Oligopolização Educacional, Grupos Consolidadores.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.