A influência do layout de um supermercado no comportamento dos consumidores

Camila Souza Andrade, Jose Airton Mendonça de Melo, Marcelo Magno Rocha do Nascimento

Resumo


As empresas do ramo varejista brasileiro são um bom exemplo de um mercado consumidor competitivo. São competitivas aquelas organizações que estudam o comportamento e conhecem a necessidade de seus clientes, com vistas a satisfazê-los e a induzi-los a novos desejos. Este artigo objetivou analisar como o layout de um supermercado pode influenciar no comportamento de compras de seus consumidores. Para tanto, foram realizados um levantamento bibliográfico sobre marketing de varejo, layout e comportamento do consumidor e uma pesquisa de campo com os clientes do supermercado, a fim de identificar o seu perfil socioeconômico e sua opinião sobre a qualidade dos bens e serviços prestados, o layout e os fatores de decisão. A pesquisa foi aplicada a 189 consumidores do supermercado em estudo. Como resultados da pesquisa identificou-se que, segundo a  percepção do cliente, o layout do supermercado não é o único fator determinante no seu processo de decisão de compra; que há muitos pontos negativos, entre eles o próprio layout; e que há pontos positivos como a fidelização do cliente, decorrente da qualidade do atendimento prestado por proprietários e funcionários da empresa. Espera-se com esses achados proporcionar à empresa um diagnóstico sobre o que deve ser melhorado na organização, de forma a aumentar o seu poder de concorrência, a satisfazer e a encantar a sua clientela, e que o trabalho contribua para que outras organizações possam realizar o diagnóstico aqui efetuado.

Palavras-chave


Layout; comportamento do consumidor; marketing de varejo; supermercado.

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