LIDERANÇA E PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE LIDERADOS QUANTO ÀS ATITUDES DO LÍDER PARA A PRODUTIVIDADE

Lílian ARAÚJO FERREIRA Zaidan, Max Leno de Almeida, Rebeca Oliveira Rios Barreto Bezi

Resumo


O estudo busca a compreensão da liderança e a influência junto ao comportamento organizacional, com o objetivo de apresentar a importância do líder na organização e como deve ser exercido este papel, justamente para evitar a perda na produtividade da equipe e sim o inverso, o crescimento da equipe. Trata-se de uma pesquisa descritiva, sendo utilizado para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo por meio de questionário, a fim de aprofundar o estudo e demonstrar a situação do líder na visão do colaborador. Com base no trabalho apresentado, é possível identificar que a empresa deve se preocupar com a capacitação do líder para que tenha resultado positivo, segurança e conhecimento para liderar e direcionar a equipe, já que o papel do líder é motivar e incentivar e para isso é essencial que o comportamento organizacional esteja presente na organização com o intuito de desempenhar o melhor do colaborador e manter a harmonia do grupo.


Palavras-chave


Recursos humanos; liderança; produtividade; levantamento de campo.

Texto completo:

PDF

Referências


BURNS, J.M. Leadership. New York: Perenium, 1978.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5 Ed. São Paulo: Atlas, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 4 Ed. São Paulo: Makron Books, 2020.

CALVOSA, Marcello V. D. et al. A necessidade de gestores no século XXI: liderança empresarial x gerenciamento eficaz. In: Simpósio de excelência em gestão e tecnologia– seget, 2., 2005.

DRUMMOND, Virgínia. Confiança e liderança nas organizações. São Paulo: Thompson Learning Edições, 2007.

FRANÇA, Ana. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 21. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. São Paulo: Atlas, 2017.

KATZ, Daniel.; KAHN, Robert. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1978.

LACOMBE, Francisco. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2012.

LIMA, José.; BRYTO, Klêner. O aumento da produtividade das equipes da Estácio do Pará: as estratégias de liderança, impulsionando o crescimento das equipes. Revista de administração e contabilidade - RAC, v. 5, nº 10, p. 96-129.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.Ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MEURER, Oriele.; OLIVEIRA, Lisandra. Comportamento organizacional: a relação entre família e trabalho. Revista da UNIEDU, v. 1, nº 1, p. 1-15.

MAXIMIANO, Antônio. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARIOTTO, Fábio L. O conceito de competitividade da empresa. Revista de Administração de Empresas. São Paulo. Abr./Jun. 1991.

MCSHANE, Steven. Comportamento organizacional. Porto Alegre: Amgh, 2013.

PAES, Alana.; SILVA, Alexsandro; CAMPELO, Arandi; DUTRA, João. Liderança: estilos e influências na produtividade das organizações. Revista Vox Metropolitana, v. 1, nº 4, p. 113-121.

PEREZ, Olivia.; OLIVEIRA, Ana. Liderança eficaz: o poder e a influência de um líder no comportamento organizacional de uma empresa. Administração de empresas em revista, v. 1, nº 1, p. 1-15.

POLICARPO, Renata.; BORGES, Renata. Mudança organizacional: os efeitos dos estilos de liderança no comportamento dos trabalhadores. E&G economia e gestão, v. 16, nº 45, p. 1-102.

REZENDE, Maércio. Juntando as peças liderança na prática. São Paulo: Saint Paul, 2010.

TRUJILLO. Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGrawHilI do Brasil. 1982.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.