O uso da média móvel como indicador de tendência: do mercado financeiro ao acompanhamento dos casos de covid-19.

Mauro Forlan Duarte Campos, Laércio José Silva Filho

Resumo


Com a pandemia do Covid-19, o conceito de média móvel passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Seguramente, nem todas compreendem a utilidade e aplicação desse conceito, que, antes da pandemia, tinha aplicação mais visível no mercado financeiro. Este artigo visa contribuir para uma maior compreensão da média móvel como indicador de tendência e suavizador de mudanças abruptas. Para isso, demonstrou-se a forma de cálculo da média móvel aritmética. Depois, aplicou-se a média móvel aos dados de Covid-19 registrados no Distrito Federal de julho a outubro de 2020. Os dados foram extraídos e filtrados da ferramenta Painel Covid-19 no Distrito Federal. Fez-se uma análise gráfica dos resultados, utilizando-se 7, 28 e 49 dias para o cálculo da média móvel. Os resultados são discutidos. Destaca-se o comportamento gráfico para cada valor calculado, especialmente quanto à suavização da curva. A contribuição deste artigo está na demonstração da aplicação do conceito de média móvel a um caso real, facilitando sua compreensão.


Palavras-chave


Pandemia: Média móvel; Tendência; Casos no DF

Texto completo:

PDF

Referências


KIRKPATRICK and DALHQUIST. Technical Analysis: The Complete Resource for Financial Market Technicians. Financial Times Press, p. 3, 2006.

McCLAVE, James T., BENSON, George, SINCICH, Terry. Estatística para Administração e Economia. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

NORONHA, M. Análise técnica: teorias, ferramentas, estratégias. 3.ed. 2003.

MACHADO, Marlon Vinícius. Análise da utilização da técnica de médias móveis no processo de tomada de decisão de investimentos no mercado financeiro. Ijuí, 2018. Disponível em: < https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5529/Marlon%20Vin%C3%ADcius%20Machado.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14/01/21.

Painel COVID-19 no Distrito Federal, 2021. Disponível em: https://covid19.ssp.df.gov.br/extensions/covid19/covid19.html#/. Acesso em: 04/01/21.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.