Gestão de Riscos e Resiliência na Cadeia de Suprimentos: uma revisão sistemática da produção científica no contexto do COVID-19

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Naiara Fernandes Abreu de Souza, Marcelo Silva Tenani

Resumo


A Covid-19 resultou em uma perturbação sem precedentes na mecânica nas economias mundiais. Este movimento disruptivo deixou evidente a relevância das competências de resiliência e gestão de riscos para o sucesso das organizações. Dessa forma, questiona-se: Quais aspectos têm sido estudados considerando os temas de Gestão de Riscos e Resiliência da cadeia de suprimentos no contexto da Covid-19? Através de uma Revisão Sistemática da Literatura foram selecionados 10 artigos publicados durante o ano de 2020. Dessa forma, o objetivo do estudo consiste em desenvolver um quadro dos principais artigos que conectam a Gestão de Riscos, Resiliência e a Covid-19 discutindo suas aplicações e prover direcionamentos futuros de pesquisa. Nesse ambiente, como contribuições gerenciais, os manuscritos já publicados identificaram a necessidade de investimentos em tecnologias a fim de agilizar o fluxo de informações entre os agentes da cadeia de suprimentos, garantir a flexibilidade operacional por meio de novos fornecedores e garantir a redundância pela realização do um Plano B para as organizações para lidarem com um cenário de surto epidêmico global. Como contribuição social e ambiental, busca-se evidenciar a maior vulnerabilidade dos trabalhadores à escravidão moderna, e nesse sentido buscar a colaboração entre os gestores e os agentes públicos para fiscalização e o atendimento de normas.


Palavras-chave


Resiliência; Cadeia de Suprimentos; Gestão de Riscos; COVID-19; Revisão Bibliográfica Sistemática.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.