Revisão Bibliométrica sobre Omnichannel de 2016 a 2021: uma análise das estratégias logísticas no contexto do varejo

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Helena Farias Ribeiro, Renata de Souza Franco

Resumo


Os avanços da tecnologia de informação e comunicação (TIC), a mudança no comportamento dos consumidores e a pandemia do COVID-19 nessa década de 2020 aceleraram a utilização do canal de vendas on-line. Nesse ambiente, a logística tornou-se o desafio a ser vencido para a manutenção da competitividade do varejo. De tal modo, o problema de pesquisa foi: Para o contexto do omnichannel, logística e varejo, quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave? Assim, realizou-se uma revisão bibliométrica na base de dados Web of Science (WOS) sobre artigos publicados no período de 2016 a 2021 mediante as palavras- chaves. Nesse contexto, na primeira seleção foram identificados 169 manuscritos. Mediante a leitura e avaliação de títulos, resumos e palavras-chave, foram selecionados 119 artigos. Por meio do software VosViewer, realizou-se a estatística descritiva e o mapeamento das redes de autores, das obras, dos periódicos e também das palavras-chave de maior impacto, em inglês Citation Network Analysis – CNA. As contribuições empíricas, gerenciais e acadêmicas estão voltadas para a alavancagem de desempenho operacional, desenvolvimento de competências e o potencial de uso de tecnologias de um tema considerado contemporâneo, tanto nacionalmente como internacionalmente. A originalidade do artigo está quanto ao período de análise bem como a relevância das fontes de pesquisa.


Palavras-chave


Omnichannel; Logística, Varejo, Tecnologias, Revisão Bibliométrica.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.