A gestão pública frente aos seus desafios: como estimular a produção acadêmica de discentes e egressos na promoção de ideias inovadoras para a sociedade?

Débora Nunes dos Santos, Marcos Eustáquio Soares

Resumo


Este artigo caracteriza-se como tecnológico e é fruto de um projeto de intervenção elaborado como pré-requisito parcial para a conclusão do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública em uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal. Seu objetivo foi analisar a viabilidade e propor a implantação de um concurso nacional de ideias inovadoras organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), voltado para discentes e egressos dos cursos de Gestão Pública e correlatos. A pesquisa mesclou métodos qualitativos e quantitativos, combinando entrevistas e questionários submetidos a análises estatísticas descritivas. Foram feitas análises comparativas entre concursos de inovação adotadas por outros órgãos públicos e a proposta feita pelos autores foi aprovada pela direção da ENAP, encontrando-se em fase avançada de estudos técnicos dentro daquele órgão, com previsão de lançamento até meados de 2018. Ao final do artigo, os autores apontam as limitações do estudo e sugerem novas pesquisas, propondo ainda que seja conduzida uma discussão aprofundada sobre problemas que afetam os cidadãos brasileiros e como os discentes de Gestão Pública podem ajudar a resolvê-los.


Palavras-chave


concurso; inovação; ideias inovadoras; projetos; gestão pública

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