NOVAS DIRETRIZES DE SUBMISSÃO

FORMATAÇÃO GERAL

 

Papel: A4

Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior 2 cm.

Fonte: Arial 12.

Espaçamento entrelinhas: simples.

Espaçamento entre parágrafos: 6 antes; 3 depois.

Alinhamento de texto: justificado.

Margem de parágrafo: 1,25 cm.

Quantidade de páginas: até 16 páginas, incluindo referências.

 

TÍTULO DA OBRA

 

Alinhamento: centralizado.

Fonte: Arial 14.

Destaque: Negrito.

Somente a primeira letra do título em maiúsculo, exceto no caso de nomes próprios. Não devem ser utilizadas abreviações.

O título deve ser claro e atrativo.

Espaçamento entrelinhas na seleção do título da obra: simples.

AUTORIA

 

Fonte: Arial 12.

Alinhamento: direita.

Espaçamento entrelinhas no conjunto de autores: simples.

Destaque: Itálico.

Coautoria: máximo 3 autores.

Titulação

Demais informações: instituição, departamento, e-mail de todos os autores. Fonte: tamanho 9

Exemplo:

Patricia Xavier

 

Doutora em Ciências- UNB

Professora do Departamento de Ciências

patricia@provedordeemail.br

(Demais coautores com as mesmas referências supracitados)

 

 

 

 

RESUMO EM LÍNGUA PORTUGUESA

 

 Deve seguir a norma NBR 6028 da ABNT.

Parágrafo Único.

Quantidade de palavras: 240 a 250 palavras.

Um bom resumo contém: breve contexto; síntese da problemática; o objetivo mais geral; síntese da metodologia; principal resultado alcançado; principal conclusão.

PALAVRAS CHAVES: de 03 a 05 palavras chaves separadas por ponto e vírgula. Somente a primeira letra de cada palavra chave deve estar em maiúsculo.

 

 ABSTRACT

 

Obrigatório.

 

 CITAÇÕES:

 

As referências a autores devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação e página (se a citação for direta). Recomenda-se que as citações diretas sejam breves e sempre em conformidade com a norma da ABNT, NBR 10520. As citações de citações e as citações indiretas também devem estar de acordo com a NBR 10520.

 

 FIGURAS, QUADROS E TABELAS

 

 Devem vir com as respectivas legendas, indicando a fonte de pesquisa.

Entrelinhas: simples.

Fonte: Arial 10.

Destaque: negrito.

Devem ser chamados ao longo do texto.

Exemplo:

 

Figura 01: TIRADENTES ESQUARTEJADO

 

FONTE: CARVALHO, 1990, p. 98

 

 

NORMAS DE HOMOGENEIDADE

 

Palavras estrangeiras: só itálico sem aspas.

Palavras brasileiras usadas em sentido figurado: itálico com aspas.

Números ordinais até nove: só por extenso.

Números ordinais de 10 em diante: só o algarismo.

Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla.

Títulos de seções: Arial 12, negrito, somente primeira letra em maiúsculo (exceto nomes próprios).

Subtítulos de seções: Arial 12, itálico, somente primeira letra em maiúsculo (exceto nomes próprios).

Uso de grifo: não se grifa espaços.

Apresentação de citações literais: a citação curta (até três linhas) deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, fonte normal, com número da página; e a citação longa: (parágrafo com recuo de 4 cm à esquerda; espaço simples; fonte normal tamanho 11; sem aspas; com número da página, alinhamento justificado).

 

10. A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema autoria/data/página.

 

11. Tempo verbal: uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente.

 

12. Pessoa gramatical: uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

 

 

______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2003. 24 p.

 

 IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

URLs para as referências foram informadas quando necessário.

O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Utilize o modelo de artigo

 

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:

 

1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito do Editor Chefe e, nesse caso, deve constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.

 

2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;

 

3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;

 

4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.