PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA IES DO DF E DOS SEUS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Ana Luiza Fernandes Mendes, Jonathan Rosa Moreira

Resumo


Este estudo visa apresentar as possibilidades de promoção da Justiça Social na Educação Superior em um Centro Universitário do Distrito Federal. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa e descrição subsidiada por análise documental. Não há conceito do que é uma formação integral que seria basilar para a promoção de justiça social ao congregar elementos da formação humanística, emancipadora, com as competências necessárias ao mundo do trabalho. Por outro lado, mesmo sem explicitar o conceito, fica claro o entendimento de que o cidadão com uma formação integral tem que ir além dos conhecimentos acadêmicos e buscar o respeito ao próximo, em especial as pessoas com deficiências que merecerem receber equidade de no processo de mediação do conhecimento e seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.


Palavras-chave


Educação superior; Plano de desenvolvimento institucional; Justiça social.

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