A Educação Ambiental na formação do Professor de Geografia: Uma análise a partir dos currículos do curso de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário UniProjeção DF, e de Universidades Federais das cinco regiões brasileiras.

Claudia Pinheiro Nascimento

Resumo


A presente pesquisa visa analisar como a disciplina de educação ambiental tem sido abordada na formação dos professores de Geografia e a prática no ambiente escolar.  A realização desta investigação, a saber, busca   constatar o porquê dos graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia   apresentarem   insegurança   para   inserir   a   Educação Ambiental (EA) nas suas práticas pedagógicas, de como ela de fato pode ser aplicada e acrescentada no conhecimento dos alunos, questionando quais as visões e motivações dos professores e quais mudanças que as informações podem trazer de positivo nas práticas ambientais. Busca-se compreender como a formação relacionada com a EA ocorre na formação dos licenciados em Geografia, tomando como base o curso de Licenciatura   em   Geografia   no   Centro Universitário   UniProjeção   DF, e de outras Universidades Federais   das   cinco   regiões brasileiras.  Dentro do objetivo proposto, busca-se verificar como a Educação Ambiental tem siso abordada nas IES, por meio de suas teorias e metodologias para a formação superior e, analisar os documentos norteadores no curso de Licenciatura em Geografia buscando as inter-relações disciplinares com a EA no intuito de construir um panorama da situação dos cursos de licenciatura em Geografia com base no currículo das instituições investigadas.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Professores, Geografia, Universidades.

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