O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA E DESEMPENHO DOS ALUNOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CED 01 DA CIDADE ESTRUTURAL

Claudia Pinheiro Nascimento, Maria Dayane Alexandre Silva

Resumo


Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que hoje é o principal indicador de qualidade da educação brasileira, as escolas do DF possuem nota 6,0 em uma escala de 0 a 10. Essa avaliação tem como base dois conceitos, o fluxo e o aprendizado. O fluxo é referente a taxa de aprovação dos alunos nas escolas e o aprendizado é adquirido a partir de outra avaliação dos estudantes chamada de Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  Através dos resultados desses sistemas avaliativos uma preocupação é gerada na busca por uma melhora na educação do país, onde são direcionadas melhorias às áreas mais defasadas. Sendo assim busca-se compreender a relação o desempenho dos alunos, o processo de urbanização e a infraestrutura no intuito de compreender a influência entre eles. Para tal, a metodologia utilizada, se deu a partir da coleta dos dados do Censo Escolar 2017 que inclui as pesquisas do Ideb e do Saeb, onde tratam da infraestrutura da escola em sua condição física, a estrutura dos recursos e relação do desempenho dos discentes. Foi possível compreender que quanto melhor for a infraestrutura e o ambiente escolar, consequentemente melhor será o desempenho do estudante. No entanto, os recursos sozinhos não são suficientes para o desenvolvimento do aluno, se faz necessário vários fatores assim também como o uso dos recursos, não enfatizando somente a ausência ou a presença dos mesmos.


Palavras-chave


Urbanização, Infraestrutura, Desempenho dos alunos

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