Ensino, literatura e leitura na EJA: um diálogo entre o Centro Universitário e a Educação Básica para a formação de docentes no curso de Pedagogia

Ana Cristina de Castro, Ana karina de Araújo Galvão

Resumo


Este artigo apresenta uma visão panorâmica sobre o diálogo pedagógico da parceria instituída entre o Centro Universitário - UNIPROJEÇÃO e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, a partir da perspectiva do ensino da leitura literária e práticas de textos na Educação de Jovens e Adultos. Esta experiência objetivou trabalhar a formação de docentes no Curso de Pedagogia para atuação no chão da escola pública da EJA, com ênfase nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos participantes foram trinta estudantes regularmente matriculados no curso de Pedagogia – Campus II na região administrativa de Taguatinga Norte. Na instituição de educação superior foram arrecadados cento e oitenta livros de literatura que embasou a práxis docente para a contação de histórias, com ênfase no ensino da leitura literária e práticas de textos em seis turmas do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT). Os resultados apontaram aprendizagens significativas sobre os saberes e fazeres que envolvem a prática docente, o reconhecimento da identidade profissional docente e o perfil do pedagogo para atuar na modalidade EJA, como também ocorreu uma troca significativa de experiências sobre os saberes e fazeres da prática docente entre os sujeitos que estudam e trabalham na Educação Superior privada e na Educação Básica do DF.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Leitura literária e práticas de textos. Formação Docente. Educação Superior. Educação Básica.

Texto completo:

PDF