O vídeo e suas possibilidades didáticas no ensino superior: percepções metodológicas

MOISES LUCAS DOS SANTOS, ARIADNE BORGES COELHO, MARIA DO ROSÁRIO LOIOLA DO NASCIMENTO LOPES

Resumo


Este artigo discorre acerca das possibilidades didáticas da utilização do vídeo em sala de aula a partir de uma pesquisa de campo realizada entre alunos dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Projeção de Brasília, destacando, a partir da inter-relação com fundamentos teóricos que perpassam pelas mudanças advindas com as inovações tecnológicas nos contextos do Ensino Superior. Considerando as contribuições de Bakhtin, Moran e Ferrés, dentre outros, o artigo apresenta percepções e reflexões que vão além da visualidade presente em uma obra fílmica, mas transcende aspectos voltados para subjetividade e, principalmente para a necessidade constante da reflexão professor no tocante a sua relação com a atuação em sala de aula. Considerando que, cada vez mais, estamos inseridos no mundo de mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, o artigo busca promover reflexões em torno da utilização contextualizada do vídeo em sala de aula, visto que esses alunos, futuros professores, já fazem parte de um contexto marcadamente inserido nas mudanças que as novas tecnologias de comunicação e informação têm promovido. Desse modo, destaca-se que a utilização desses recursos, de modo algum garante o sucesso da proposta pretendida pelo professor. Mais que isso, o professor deve estar ciente das possibilidades dialógicas que residem em filmes, documentários, reportagens ou outras produções que envolvam o vídeo, pois ao escolher esse ou aquele vídeo, há que se compreender as dimensões da organização do trabalho pedagógico, inserido, assim, em seu planejamento, o antes, o durante e o depois da utilização do recurso.


Palavras-chave


Vídeo; Planejamento; Prática docente; Linguagem; Didática.

Texto completo:

PDF