Um estudo de caso sobre o ensino de gerência de redes através da utilização de máquinas virtuais descentralizadas

José Alberto Sousa Torres, Daniel Alves da Silva, Rafael Timóteo de Sousa Júnior

Resumo


Diversos cursos da área de tecnologia têm, em comum, a necessidade de aplicação das habilidades aprendidas de forma prática, o que gera uma demanda para a existência de um ambiente complexo de TI, composto não apenas por estações de trabalho e servidores, mas muitas vezes por ativos de rede – a exemplo de switches e roteadores. Entretanto, é comum que as instituições públicas ou privadas de ensino superior no Brasil não disponham de recurso financeiro suficiente para prover e manter atualizado esse complexo parque de equipamentos. Nesse contexto, como alternativa à deficiência de infraestrutura física e com o objetivo de proporcionar vivência prática aos alunos dos cursos de tecnologia, os autores, tomando como base experiências de sucesso da utilização de virtualização no ensino da computação, resolveram implantar um projeto piloto para validar a utilização de máquinas virtuais descentralizadas em disciplinas práticas do curso de Doutorado em Engenharia Elétrica da UnB. Essa iniciativa teve, assim, o objetivo de suprir a lacuna gerada por problemas de infraestrutura física que acabavam por impactar negativamente no aprendizado. Este trabalho descreve todo o processo utilizado para montagem do estudo de caso bem como os detalhes de sua execução, tornando-se um guia para implantação de projetos similares em outras instituições. Além disso, realizou-se uma validação de todo o processo, a partir da visão dos alunos, de modo a analisar os pontos negativos e positivos relacionados à implantação da nova sistemática.

Palavras-chave


Ensino; Virtualização; Tecnologia

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