A importância da liderança do professor no processo de ensino/aprendizagem de uma Instituição de Educação Superior do DF

Valeria Aparecida Zakorchini de Oliveira, José Sergio de Jesus

Resumo


Este artigo objetiva verificar como ocorre o processo do papel do professor, identificando traços do tipo de liderança: Transacional e transformacional e o impacto da liderança nos resultados de uma Instituição de Educação Superior do DF. A partir do referencial teórico foi realizada a coleta de dados por meio de um questionário enviado para 500 alunos, com devolução de 165 questionários. Os dados foram tabulados e, a partir da análise, foram identificados os aspectos do papel do professor, como observador do comportamento de seus alunos e os tipos de liderança destes professores. Ainda demonstrou que a liderança transformacional está mais presente, mas que a liderança transacional, também é percebida em um grau menor, pois na liderança transacional o líder tem a capacidade de conduzir ou motivar seus seguidores de forma a concluir os objetivos e as metas estabelecidas. Foi percebido ainda que os líderes são comprometidos com seus alunos e com a Instituição para o alcance dos resultados. Conclui-se, que a Instituição analisada, possui professores comprometidos com a educação, que transmitem confiança, com personalidade de liderança, de forma que esta liderança seja percebida através do incentivo e motivação, das experiências teóricas e de sua vivência, e que ainda é possível disseminar visão de futuro e a busca pelo sonho realizado, o que traz expectativas para o desenvolvimento e o alcance dos resultados da Instituição.

Palavras chave: Liderança, Impacto, Importância, Características, Processo.

Palavras-chave


Liderança; Impacto; Importância, Caracteristicas; Processos

Texto completo:

PDF