O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DIANTE DOS ALUNOS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Yasmim Cardoso de Oliveira, Cláudia Pinheiro Nascimento

Resumo


Este artigo tem como objetivo de identificar o papel do professor enquanto mediador do processo ensino aprendizagem diante de alunos que sofreram abuso sexual. Em um primeiro momento haverá um entendimento sobre o assunto, e posteriormente, com relatos de profissionais da educação que já passaram por esse tipo de situação, poder enxergar formas de intervenção para ajudar as vítimas de abuso. Este trabalho foi realizado com doze professoras de seis colégios diferentes em Taguatinga-DF, as quais já tiveram experiência com alunos abusados sexualmente. Com a análise dos dados foi possível observar como a teoria se aplica na prática e se é aplicado o que é proposto pelos autores. Nota-se que a maioria das professoras descobriu que o aluno estava sendo abusado através de evidências que o mesmo possuía em decorrência do abuso sexual, principalmente pelas dificuldades na aprendizagem. Na maioria dos casos a escola ajudou facilitando o processo tomando as devidas providências, mas nem todas comunicaram o Conselho Tutelar ou delegacia de polícia, principalmente em casos em que o agressor era algum membro da família. Em contrapartida, em grande parte dos casos, a intervenção da escola trouxe resultados positivos para o aluno, tendo a família como agente facilitador.


Palavras-chave


Abuso sexual; Criança; Aluno; Papel; Professor.

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