A LUDICIDADE E A CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Jenyfer Roberta Vieira de Paiva, Roberta Valéria Guedes de Lima, Paulo Vinícius Pereira de Lima

Resumo


O presente artigo trata sobre a ludicidade e sua contribuição para o ensino da Matemática. O estudo tem como objetivo geral apresentar as possibilidades de ensino, por meio da ludicidade, que facilitem o processo de aprendizagem da Matemática. Parte do problema de pesquisa se é possível melhorar o entendimento dos alunos sobre os conteúdos matemáticos utilizando-se de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada neste estudo é a da pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada. Em relação aos procedimentos de coleta de dados da pesquisa, parte de uma revisão bibliográfica sobre o tema e a aplicação de um questionário com 58 pessoas, escolhidas de forma geral, tanto alunos de ensino básico, como de ensino superior. Conclui-se que utilizado de forma adequada, pode unir o lúdico associado ao ensino tradicional, minimizando as dificuldades de aprendizagem dos alunos e estando próximo das experiências cotidianas, trazendo benefícios ao processo de ensino.

Palavras-chave


Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

Texto completo:

PDF