Formação de professores e os conhecimentos necessários para a atuação na pré-escola: um relato de experiências do Estágio Supervisionado na Escola Jesus Maria José - DF

Fernanda Gonçalves dos Santos, Claudia Pinheiro Nascimento

Resumo


Este artigo tem o objetivo de investigar quais os conhecimentos necessários para a prática docente na Educação Infantil (pré-escola). A pesquisa ocorreu com base nos conhecimentos da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami (2002;2004), da Base Nacional Comum Curricular (2017), que regulamenta o ensino da escola pública e privada, e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que agrupa reflexões de cunho educacional, sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos de idade. Além dos estudos teóricos, uma observação foi feita durante quatro meses em uma turma de crianças de quatro anos, sendo que cinco professores atuam nessa mesma turma, administrando diferentes disciplinas. A observação foi realizada no Colégio Jesus Maria José, que fica situado na Região Administrativa de Taguatinga. A pesquisa traz a defesa dos documentos legais e de autores sobre a atuação na Educação Infantil, apresentando também conhecimentos e direitos que as crianças possuem. A observação permite compreender na prática tudo o que foi estudado teoricamente, deixando claro a importância de ter conhecimentos antes de atuar na sala de aula, e como esses conhecimentos fazem toda diferença no processo de aprendizagem da criança. Ao concluir o trabalho, a pergunta do problema foi respondida, evidenciando que é necessário obter conhecimentos específicos para atuar na pré-escola, sendo esclarecido ao longo do artigo quais são esses conhecimentos e a importância de serem adquiridos com antecedência.


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