A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Luciana Ferreira Oliveira de Sousa, Wanderson Venâncio Dourado, Maria do Rosario Loiola do Nascimento Lopes

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o uso da música como ferramenta didática pode contribuir para uma aprendizagem significativa, em especial nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A escolha do tema se deu a partir das observações do comportamento de alunos em sala de aula, durante os estágios e participações em programas de incentivo à docência. A estrutura do estudo apresenta pesquisa bibliográfica com abordagens quanto ao conceito e caracterização da música como linguagem e análise de seu uso como ferramenta pedagógica. A música e a sociedade sempre estiveram conectadas. A escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo e no preparo para a convivência em sociedade. A música, por ser uma poderosa ferramenta de comunicação, além de possibilitar o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, também influencia atitudes e pensamentos, por isso, a importância de estudá-la dentro do ambiente escolar. A metodologia buscou analisar e refletir acerca de diferentes aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, nas percepções de professores e alunos. Foi aplicado questionário a professores e alunos e foi possível identificar as opiniões das duas partes mais envolvidas em sala de aula. As relações entre educandos e educadores precisam ser fortalecidas e, buscar novas linguagens para gerar conhecimentos de forma mais atrativa, pode proporcionar um melhor convívio em sala de aula.

Palavras-Chave: ferramenta pedagógica, linguagem, música, educação.


Texto completo:

PDF