AS DIFICULDADES APRESENTADAS À APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciana Ferreira Oliveira de Sousa, Wanderson Venâncio Dourado, Maria do Rosario Loiola do Nascimento Lopes

Resumo


Esse artigo tem por finalidade estudar e entender os aspectos históricos que revelam as dificuldades da aprendizagem da língua portuguesa, desenvolvendo e despertando o interesse para o estudo de variantes que dificultam a aprendizagem das crianças e adolescentes no Ensino Fundamental. A pesquisa realizada visou analisar as dificuldades de aprendizagem em seus caminhos iniciais e como de formas específicas elas precisam de uma intervenção inovadora, diferenciada e adequada. Em outras palavras, o estudo analisou as dificuldades apontadas, de modo geral, como responsáveis pelo insucesso escolar. O artigo está dividido em três partes iniciando pelos estudos das dificuldades baseadas em notas médicas, psicológicas e educacionais. A pesquisa ainda caracteriza as dificuldades, detalha seus aspectos e propõe estratégias elaboradas por profissionais da educação para melhorar o desempenho dos alunos que apresentam tais dificuldades. Por fim, com base em pesquisa de campo, foi constatado que maioria dos alunos do Ensino Fundamental sofre com algum distúrbio o que dificulta o processo de aprendizagem. É preciso a compreensão dessas dificuldades e a mediação com recursos metodológicos, a fim de distinguir as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa.

Palavras-Chave: Dificuldades de aprendizagem, Língua Portuguesa, Dislexia, Disgrafia, Disortografia.


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