Educação Superior: sala de aula remota em tempos de isolamento social

Maria Júlia Batista de Holanda, Ana Karina de Araújo Galvão, Jonathan Rosa Moreira

Resumo


Esta pesquisa pretendeu analisar os reflexos provocados pelo isolamento social na adoção da sala de aula remota na Educação Superior a partir da contextualização do ensino da Educação Superior dentro deste novo cenário do provocado pela pandemia da COVID-19, considerando as especificidades do processo de ensino na Educação Superior por meio das aulas remotas e a postura e o papel dos atores, docente e discente, frente às ações adotadas para viabilizar as aulas remotas na Educação Superior. Utilizou-se como metodologia a abordagem quanti-qualitativa, o universo da pesquisa foi uma Instituição de Ensino Superior de Brasília, cujos respondentes foram docentes e discentes dos cursos de licenciaturas. A pesquisa ainda apresentou os aspectos: bibliográfico e de campo, análise de dados e observação com base empírica. Com o isolamento social causado pela pandemia, estimulou o campo da educação a incansável busca de melhorias e mecanismos que proporcionem saídas concretas para a solução deste fenômeno avassalador em que a humanidade mergulhou.


Palavras-chave


Isolamento social; Aula remota; Educação Superior; Pandemia.

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