A INTERNET E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Alexandre Rodrigues, Nilton Sousa

Resumo


O crescente avanço tecnológico das ultimas décadas possibilitou a educação utilizar de recursos tecnológicos voltados ao ensino, a Internet como possível ferramenta didática modifica o atual modelo educacional, onde o professor não é mais o dono de toda verdade, os alunos agora podem ter várias informações com apenas um clique em qualquer aparelho ligado a grande rede. O uso dessa tecnologia voltada à educação, em especial ao ensino de Geografia apresentando os benefícios de seu uso, torna-se o grande objetivo deste estudo, onde para se quebrar o tradicionalismo de aulas extremamente enfadonhas como as que encontramos no atual sistema de ensino, é necessário o auxílio de ferramenta tão prática e inovadora quando relacionada ao processo educacional. Muitos professores encontram dificuldades para manusear essa ferramenta, seja por receio, por pouco interesse, ou apenas para não modificar sua base sólida e retrógada de ensinar; As dificuldades não param por aí e vão desde a dificuldade dos docentes até o próprio ambiente de dispersão que a internet propicia, fatos como esses justificam a escolha desta temática; Pretende-se encontrar soluções e principalmente apresentar propostas que comprove a importância da internet no ensino de Geografia, tal como a difusão do Portal do Professor, ferramenta que permite o professor interagir com outros professores de todo o Brasil, possibilitando assim uma formação contínua do docente a respeito da Internet voltada ao ensino de Geografia.

Palavras-Chave: Internet; Geografia; Ensino; Tecnologia; Ferramenta.


Palavras-chave


Internet; Geografia; Ensino; Tecnologia; Ferramenta.

Texto completo:

PDF