A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil pré-escolar sob a percepção de professores

Leandro Gabriel dos Santos

Resumo


O presente estudo objetiva analisar a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil pré-escolar sob a percepção de professores. Inicialmente fez-se conhecer como é o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Em seguida, mostrou-se a importância do brincar na educação infantil pré-escolar e o ensino- aprendizagem através do brincar na pré-escola. Por último, foi apresentada a cultura do brincar resgatando o lúdico. Os resultados do estudo deram-se através de pesquisa de campo em uma escola pública do DF, com análise qualitativa de dados coletados junto às professoras da pré-escola. Assim, espera-se compreender a importância do brincar para a construção cognitiva da criança sob a percepção de docentes da educação infantil, se atentando para o resgate e a permanência do lúdico no sistema educativo e na sociedade em geral.


Texto completo:

PDF