A VOZ DA EVASÃO: ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA (2014-2015)

Graziele Campos de Almeida Oliveira, Jonathan Rosa Moreira

Resumo


Resumo: Este apresenta uma análise sobre a evasão escolar em uma instituição privada de educação superior da Região Administrativa de Ceilândia, considerando o período de 2014/1 a 2015/2, buscando traçar o perfil socioeconômico dos evadidos e as variáveis que influenciaram diretamente e/ou indiretamente na evasão, relevando a perspectiva dos próprios estudantes. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica qualitativa e foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. A pesquisa contou com 130 respondentes. Os aspectos considerados mais relevantes sobre o perfil dos evadidos revelou que a grande parte dos respondentes do questionário são do sexo feminino e que mais de 80 % provieram de instituições públicas. Para os eixos pedagógico e administrativo, a comunicação interna pareceu o fator preponderante para a ocorrência do fenômeno evasão escolar. No eixo social, duas parcelas empatadas com 41,7% dos estudantes afirmaram que a evasão escolar foi influenciada pela escolha do curso e dificuldades financeiras para se manterem com a matrícula ativa.


Palavras-chave


Evasão escolar; Educação superior; Educação; Ceilândia.

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