Indisciplina no cotidiano escolar

karem kolarik, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Teresa Jacqueline Figueiredo de Matos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção e a maneira como os professores encaram a indisciplina a partir do conceito que possuem. Assim, para a efetivação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, entrevistando cinco profissionais da que atuam com o Ensino infantil e Fundamental I em uma escola privada do Distrito Federal. Constou-se que a maioria dos entrevistados entende a disciplina como regras estabelecidas e relacionadas a ações comportamentais, apenas um, compreende como uma ferramenta para atingir objetivos e outro entrevistado citou que leva em conta a subordinação do aluno em relação ao professor, mas sem autoritarismo e subordinação, mas de ajuda ao educando para estabelecer limites. Apontamos medidas possíveis diante de casos de indisciplina procurando melhorar o ambiente escolar, proporcionando um ambiente aconchegante e estimulador para os educandos.

PALAVRAS CHAVES: Disciplina. Indisciplina. Regras. Autoritarismo. Ambiente escolar.


Palavras-chave


Disciplina; Indisciplina; Regras; Autoritarismo; Ambiente escolar

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