O ensino da Geografia Urbana nas escolas públicas do DF: Uma análise a partir do livro didático

Claudia Pinheiro Nascimento

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o ensino da Geografia Urbana nas escolas públicas do Distrito Federal, a partir do livro didático utilizado nas escolas, neste caso o livro “Para Viver Juntos”, com foco no ensino fundamental II, uma publicação desenvolvida pela editora Edições SM, que tem como autores: Marlon Clovis Medeiros (Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo) e Fernando dos Santos Sampaio (Pós Doutor pela Universitat Autónoma de Barcelona). O estudo parte de uma leitura da estruturação da Geografia enquanto ciência, suas transformações didáticas pedagógicas e o papel que assume na compreensão da relação do homem com o meio. A escolha do livro didático para a análise da forma como a Geografia Urbana tem sido abordada, ocorreu pelo fato deste ser um dos principais recursos didáticos da atualidade. Na busca de responder ao questionamento proposto, o artigo está estruturado em quatro partes, perpassando pelo papel do livro didático no ensino da Geografia, uma abordagem da Geografia Urbana a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), sua materialização nos livros didáticos, com foco no utilizado nas escolas públicas do DF e a análise da forma como a Geografia Urbana tem sido trabalhada.


Palavras-chave


Geografia, Ensino, Livro Didático

Texto completo:

PDF