TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE, PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO E CONHECIMENTO EM UM GRUPO EDUCACIONAL DO DISTRITO FEDERAL

Washington Fábio de Souza Ribeiro, Jonathan Rosa Moreira

Resumo


Este estudo tem como característica principal analisar o papel da liderança em ambientes educacionais no contexto da transformação digital buscando identificar capacidades de conhecimento sobre o tema além de proporcionar informações para análise de cenário e futuras tomadas de decisões em ambientes educacionais assim como no meio acadêmico. A metodologia utilizada foi à aplicação de um questionário onde gestores educacionais avaliaram a capacidade de liderança no contexto transformacional em um Grupo Educacional do Distrito Federal. Os gestores a importância do alinhamento estratégico, na construção do planejamento assim como a inclusão da transformação digital meio aos processos acadêmicos, porém é importante ressaltar que as integrações de assuntos que envolvam demandas de natureza disruptiva, que envolvam mudanças digitais devam ser incluídas nas agendas de discussão e principalmente durante a construção do planejamento. Outro fator relevante é a falta de conhecimento entre os gestores de modelos, guias ou frameworks de mercado que já direcionam processos digitais ou que tratem do assunto de forma mais dinâmica.

Palavras-chave


Transformação Digital; Educação Superior; Capacidade tecnológica.

Texto completo:

PDF