UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO ARQUITETURAL PARA ATENDIMENTO AUTOMATIZADO UTILIZANDO CHATBOTS

Fernando Feliu Goncalez, Rui Silva Moreira, Jose Manual Torres

Resumo


A área da inteligência artificial vem evoluindo muito rapidamente junto com as tecnologias computacionais.  O desenvolvimento de máquinas capazes de realizar tarefas, que até então eram exclusivamente humanas, como atendimento de clientes, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum. Deste modo o chatbot é uma tecnologia que vem revolucionando a maneira que as empresas estão prestando seus serviços, permitindo a redução de custos com pessoal, padronização das informações e uma melhor experiência como seu usuário final.  Entre as diversas aplicações está o atendimento ao cliente, onde o mesmo pode obter informações, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar operações de maneira autônoma, prática e com alta qualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de desenvolvimento de um chatbot como mais uma alternativa ao atendimento padrão já realizado hoje dentro de uma central de atendimento.

Palavras-chave


Chatbot; Inteligência Artificial; Central de Atendimento

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