Aplicação do software Socrative nos cursos de tecnologia do ensino superior

Ivonete Ferreira de Sousa, Vanessa Coelho Ribeiro

Resumo


Esse estudo tem o objetivo de analisar os resultados da utilização do software Socrative nos cursos de Tecnologia de uma Instituição de Ensino Superior do DF. A disciplina escolhida para esse estudo foi a de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), dos cursos de Engenharia de Software, Sistema de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O nível de aprovação dessa disciplina é relativamente alto, se comparado com as outras disciplinas da grade curricular. Porém, o ensino remoto utilizado em tempo de pandemia, aliado as distrações do ambiente doméstico, fez com que os estudantes ficassem desanimados e muitas das vezes não conseguissem atingir os objetivos propostos. Nesse contexto, para que os estudantes assimilassem as competências trabalhadas em sala de aula, foi utilizado como metodologia para revisão dos conteúdos, o Software Socrative: um software educacional que oportuniza o professor acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos em tempo real, com a possibilidade de intervir imediatamente no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que os estudantes gostaram do uso de software em atividades de ensino aprendizagem com recursos de  gameficação. Como pontos positivos destacados foram a motivação dos estudantes, a avaliação instantânea, as intervenções realizadas pelo professor durante o desenvolvimento dos questionários e a possibilidade de comparação dos resultados da turma. Como desvantagens temos a impossibilidade da utilização offline e algumas limitações existentes na versão gratuita do software.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Ensino superior; Cursos de Tecnologia; Socrative; Gamificação;

Texto completo:

PDF