Kariti: sistema gratuito de correção automatizada de provas objetivas

Mateus Santos Mendonça, Kleber Padovani de Souza

Resumo


As avaliações pedagógicas são extremamente importantes ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que elas permitem a mensuração da compreensão dos estudantes a respeito dos objetos de estudo e, consequentemente, fornecem subsídios que podem nortear os planos de aula futuros dos professores. Contudo, as correções das avaliações realizadas por esses professores podem ser muito onerosas, especialmente quando a avaliação continuada faz parte das práticas pedagógicas dos docentes e quando se considera turmas com elevado número de estudantes — um cenário comum na realidade da educação brasileira. O presente trabalho, sensível a essa limitação prática e visando reduzi-la, disponibiliza, divulga e descreve um sistema gratuito e de códigos-fonte abertos para geração e correção de folhas de respostas de provas objetivas — denominado Kariti. O projeto foi concebido pensando em contribuir com a educação no país por meio da simplificação do trabalho de professores em escolas e universidades na correção de provas dessa natureza. O Kariti, além de poder ser utilizado como um gestor de turmas e notas, permite aos professores criarem folhas de respostas individuais, que, após serem preenchidas pelos estudantes e digitalizadas pelos professores, são automaticamente corrigidas pelo sistema. Com o intuito de viabilizar o seu uso por parte de instituições e professores e também visando permitir a incorporação de melhorias nos códigos por parte de desenvolvedores, o artigo em questão detalha todas as etapas de projeto e desenvolvimento do sistema e o disponibiliza de maneira pública e gratuita a toda a comunidade interessada.


Palavras-chave


Educação;Informática na educação; Visão computacional;Desenvolvimento web;Tecnologia

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