A Comunicação da Informação Organizacional e o Alinhamento Estratégico TI e Negócios: Uma Abordagem Cognitiva

Jonathan Rosa Moreira

Resumo


O alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os negócios pode representar um diferencial competitivo para as organizações. O envolvimento geral da administração e a utilização efetiva da TIC desempenham um importante papel para a disseminação dos objetivos organizacionais e a implicação desta relação nas unidades de negócio é evidente. Existem vários mecanismos destinados à comunicação organizacional e a proposta deste artigo é relacionar o alinhamento estratégico entre a TIC e os negócios e a comunicação organizacional – como domínios que interagem entre si – e apontar como as propriedades estruturantes propostas por Anthony Giddens podem atuar neste relacionamento de uma forma transcendente, haja vista que a ação de um domínio tem impacto direto no outro, e vice-versa.


Palavras-chave


Alinhamento TIC e negócios; Teoria da estruturação; Teorema da dualidade; Comunicação organizacional.

Texto completo:

PDF