SGNAB: Sistema de gerenciamento núcleo de assistência a brasileiros no exteri

Ricardo Lima Amaral, Áqulia Estevão da Silva Campos, Médice Bruno Duraens

Resumo


Resumo
Este Artigo visa apresentar uma proposta de solução automatizada para atender as necessidades do programa Núcleo de Assistência a Brasileiros no Exterior da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty. A proposta do Sistema SGNAB busca apresentar uma forma mais eficiente e simples de automatizar e agregar o processo de negócio referente à gestão de assuntos pertinentes ao Núcleo de Assistência. Através de entrevistas, foi constatado problemas envolvendo o controle dos casos tratados pelo programa, bem como, a ausência de um controle eficiente das informações geridas pela Divisão de Assistência Consular. São utilizadas práticas da abordagem de orientação a objetos e a Unified Modeling Language, linguagem padronizada, para geração dos modelos gráficos diagramáticos do sistema. Entre as ferramentas utilizadas neste trabalho estão: Bizagi, Br Modelo, Microsoft Office 2010, Astah Community e o StarUML. Através dessa iniciativa, espera-se contribuir com a implantação de uma solução que apoie significativamente e possibilite a ampliação e o gerenciamento contínuo eficaz nas soluções dos casos que compõem o Núcleo da Divisão e que venha agregar valor aos interessados do órgão do Itamaraty.
Palavras chave: Itamaraty; Ministério das relações exteriores; Núcleo de assitência a brasileiros.


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