Mapeamento da utilização de modelos MPS.br e CMMI para melhorias no processo de desenvolvimento de software no mercado nacional.

Kerlla Souza Luz, Rayan Felipe Patrício Lopes, Willians Paulo da Silva

Resumo


Qualidade é a palavra mais alvejada para empresas no ramo de desenvolvimento de softwares, com uma necessidade constante de buscar melhorias e aplicá-las em seus processos. Este artigo visa mapear a utilização das normas MPS.br e CMMI no mercado nacional e identificar as grandes empresas que o utilizam, o modelo e o nível dentro deste modelo que estão classificadas. Com essas informações, outras empresas podem adotar um processo que esteja disseminado no mundo de tecnologia da informação (TI), podendo achar com mais facilidade profissionais que prestem consultorias e suporte na implementação do modelo na empresa, afim de melhorar os seus processos de desenvolvimento de software. Algumas empresas divulgam suas informações de padrões de processo, com o objetivo de padronizar o mercado, podemos colher esse conjunto de informação pela internet, ligações ou através de consultores e traçar um mapeamento entre cada norma. A partir dessas mesmas empresas ativas no mercado de software brasileiro que implementaram uma das normas em seus processos de desenvolvimento, este projeto busca informar e direcionar a implantação de um dos modelos, baseado nas suas próprias necessidade empresariais.

Palavras-chave


Engenharia de Software; modelo de desenvolvimento; qualidade de software; melhoria de processos de desenvolvimento; MPS.br

Texto completo:

PDF