O papel do coordenador de curso no processo de retenção de alunos de uma Instituição de Ensino Superior privada

Artur Alexandre Oliveira

Resumo


O presente artigo trata do problema da evasão na educação superior privada no contexto do Brasil e, a partir das atribuições do coordenador de curso, analisar as principais estratégias e ações necessárias para que esse gestor contribua de forma efetiva no processo de retenção. Foram analisados artigos publicados sobre o tema da evasão e os dados fornecidos por um questionário aplicado aos alunos de uma IES privada que solicitaram o trancamento ou cancelamento da matrícula ou requereram a transferência para outra instituição. A análise buscou conceituar evasão e indicou suas principais causas e consequências. A partir dessas premissas, buscou-se descrever as principais atribuições do coordenador de curso, possibilitando uma análise sobre as estratégias necessárias para serem executadas junto aos alunos na expectativa de reduzir os índices de evasão. A análise dos dados obtidos com os questionários realizados oportunizou o confronto dos resultados com a literatura sobre o assunto, a identificação de fatores que geram a evasão e indicou propostas viáveis de retenção pelo gestor de uma IES privada com contato direto com os alunos, além de proporcionar reflexões para futuros estudos sobre o tema.


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