Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades dos alunos no 1° Segmento do Ensino Fundamental

Manoella Fernanda C. de Sousa, Cláudia Pinheiro Nascimento

Resumo


O presente artigo visa apresentar as dificuldades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao retornarem à escola. Nesse sentido, foram abordados aspectos sobre a modalidade do EJA, seu percurso histórico, perfil do aluno EJA e o papel do professor na EJA. Esse trabalho foi embasado por autores como: Grealdelli Jr. (2008), Hadaad (2001), Gatotti (2008) e dentre outros documentos que foram de muita importância para o enriquecimento dessa pesquisa. Dessa forma, é importante reconhecer as dificuldades que os alunos da EJA enfrentam no ensino-aprendizagem. O presente trabalho apresenta os dados resultantes de uma pesquisa básica, na qual foi realizada coleta de dados por meio de um questionário de cunho qualitativo com 09 questões e aplicado à 10 alunos de uma escola pública. A partir da análise de dados conclui-se que os alunos têm dificuldades na aprendizagem ao retornarem à escola. Voltar a estudar para esses alunos é um grande desafio, e nesse trabalho foi levantada questões relacionadas as dificuldades que eles enfrentam não só no meio social, mas com o ensino-aprendizagem. Foi verificado que os professores da EJA têm um papel muito importante na vida desses jovens e adultos, pois o professor incentiva a vinda deles a escola. Os professores realizam prática apropriada com a realidade do aluno, trazem uma metodologia diferenciada de outras modalidades de ensino para esses educandos. E nesse contexto os professores proporcionam situações que a aprendizagem precisa da participação deles na atividade, mesmo eles já trazendo consigo um conhecimento de modo informal devido a sua experiência de vida acumulada na família, na comunidade ou no trabalho.

Texto completo:

PDF