O perfil dos estudantes da EJA do 3º segmento e os fatores de permanência na escola

Jerlyane Alencar Gomes, Roberta Valfoiria Guedes de Lima

Resumo


Durante anos o Brasil discute porque ocorrem casos de evasão na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Muitos são os motivos, mas é preciso evitar este fenômeno. A pesquisa teve como objetivo entender qual é o perfil do estudante da EJA, do 3º seguimento, do Centro de Ensino Fundamental 411, localizado em Samambaia, no Distrito Federal e quais são os principais fatores que podem contribuir com a permanência deles na escola. Como problemática partiu-se do questionamento de que as aulas tradicionais seriam o principal fator que desmotiva a permanência dos estudantes na escola. Metodologicamente foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de campo que aconteceu de março a abril de 2019, no Centro de Ensino Fundamental 411, localizada em Samambaia, no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada com 60 estudantes, do 3º segmento da EJA, por meio de um questionário fechado com perguntas de múltipla escolha. Concluiu que na escola pesquisada a maioria dos estudantes tem entre 18 e 30 anos, são mulheres, que não concluíram os estudos regulares porque tiveram que trabalhar para sustentar suas famílias e que acreditam que terão melhores chances profissionais e na vida se concluírem seus estudos, além de gostarem das aulas e dos professores, fatores que os levam a querer permanecer na escola.


Texto completo:

PDF