Contação de histórias e a literatura na educação infantil

Ariadne Borges Coelho, Moises Lucas dos Santos, Larissa Alves Satil

Resumo


Este artigo aborda como a contação de histórias é importante durante a Educação Infantil, trazendo como principal objetivo como a contação de histórias é apresentada e desenvolvida para as crianças, mostrando como por meio de rodas de leituras as crianças conseguem imaginar mundos novos e como devem crescer como adultos responsáveis, sabendo resolver problemas na base do diálogo. Procuraremos responder ao problema que originou este artigo, por meio de três temas, sendo eles: a literatura infantil e sua importância, a contação de histórias e seus encantos e estratégias para encantar na contação de histórias. O artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica utilizando diversos autores como Fanny Abramovich, Bruno Bettelheim, Regina Zilberman e entre outros, mostrando como a literatura infantil chegou aonde desde o seu começo, como podemos trabalhar a contação mesmo de casa, com celulares e computadores. A contação de histórias traz certa influência para as crianças onde elas podem expressar seus sentimentos, desenvolver a leitura, melhorar a socialização, proporcionando assim um maior aprendizado e desenvolvimento. Destaca, ainda, a importância da literatura para o desenvolvimento da aprendizagem e para a formação da criança, valorizando o papel do professor e da família, possibilitando a compreensão de assuntos relacionados a temas do livro, envolvimento, ativação do imaginário e da criatividade, estabelecendo valores e suas morais, despertando o interesse pela leitura, fazendo-os identificar conflitos existentes e a como lidar com eles, refletindo questões diante da realidade do aluno e, assim, surgindo novas opiniões e percepção do mundo.


Texto completo:

PDF