O APOIO DA LUDICIDADE PARA ALUNOS DO OITAVO ANO COM DIFICULDADE EM DIVISÃO

Jackson Célio de Lima, Daniela Souza de Lima, Robson Quintílio

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral analisar as possíveis contribuições da utilização do Material Dourado e do jogo “Avançando com o resto” para o ensino-aprendizagem de divisão para estudantes um grupo de estudantes oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal em situação de dificuldade. Possui como objetivos específicos: analisar as contribuições do uso do material dourado e do jogo Avançando com o Resto. A compreensão e utilização das quatro operações irá depender da apresentação das situações–problemas que tenham significado para os alunos, e que, ao tentar solucioná-las, possam produzir seus próprios métodos para calcular. Através do desenvolvimento deste apanhado, destacamos essa integração da matemática com a criatividade e aprendizado intrínseco dos alunos, feito de uma forma leve e diferente dos tradicionais métodos.


Texto completo:

PDF