ANÁLISE DE ERROS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daniela Souza Lima

Resumo


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos de anos finais do ensino fundamental, em uma prova com questões da OBMEP, desenvolvida com participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, de uma escola pública situada em Samambaia Sul – DF.O referencial teórico é apoiado em Pinto que ressalta o erro, como elemento inerente ao processo de construção do conhecimento, apresentando como estratégia didática valiosa para o professor. Se apóia também nas ideias de Cury, que defende a análise de erros como uma abordagem de pesquisa e também uma metodologia de ensino, aplicada em sala de aula com o objetivo de levar os alunos a questionarem suas próprias soluções. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, analisando e relatando parcialmente as estratégias de resolução para cada questão, bem como os erros mais frequente, discutindo suas possíveis causas e indicando possíveis intervenções necessárias. Pode-se concluir que o erro se apresenta como um elemento valioso, para que o professor acompanhe o desenvolvimento escolar do aluno.

Palavras-chave: Análise, Erro, Alunos.


Texto completo:

PDF PDF PDF