Acesso à educação superior: tentativas de democratização do ensino em uma quase democracia

Jefferson Bruno Pereira Ribeiro, Shirley da Silva Portes, Adriana Mesquita da Silva, Jonathan Rosa Moreira

Resumo


Este ensaio apresenta algumas mudanças no sistema de ingresso na educação superior brasileira, principalmente, pela operacionalização do sistema de cotas e o advento do sistema de avaliação do ensino médio, neste estudo, representado pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse discurso, apontam-se alguns elementos históricos que provocam a reflexão sobre a importância do pensamento social e do resgate das minorias, neste caso, representadas majoritariamente pela população declarada negra, pobre e do gênero feminino. O ensaio foi construído com uma abordagem meramente qualitativa, subsidiada pela técnica de levantamento de literatura. Percebe-se que, mesmo com dificuldades naturais, tanto pela natureza expansionista quanto por serem ações relativamente novas, o sistema de cotas e o exame de avaliação do ensino médio ainda representam tentativas de compensar os prejuízos históricos resultantes da dominação econômica frente à educação e do predomínio recorrente de uma sociedade machista e racista.


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