A transdisciplinaridade na educação superior

Luís Eduardo Gauterio Fonseca

Resumo


O presente artigo faz uma reflexão sobre o ensino transdisciplinar na educação superior, questionando como tratar um tema tão complexo no meio acadêmico composto por docentes tecnicistas, horistas e, na maioria dos casos, sem uma formação básica na área de educação ou estudos aprofundados sobre a matéria.

O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas e reflexões do autor com base na sua experiência ao longo de quinze anos atuando como docente em instituições de ensino superior. É o resultado de uma inquietação que surgiu durante estudos aprofundados da matéria e ao perceber que enquanto a transdisciplinaridade tem obtido avanços significativos na educação infantil e na educação básica, mas poucos avanços na educação superior.

Discute-se o papel da instituição na capacitação dos seus professores, com o objetivo de formar um corpo docente capaz de atuar de forma homogênea e integrada para alcançar seu propósito principal, de oferecer uma educação de qualidade e, como prevê a transdisciplinaridade, uma educação para vida, para compreensão da realidade que nos cerca.

É importante destacar que o presente trabalho não é uma critica a atuação docente na educação superior, nem mesmo as instituições, mas uma reflexão do atual cenário, que está em processo de evolução, mas que ainda tem muito a conquistar.

Texto completo:

PDF