MÍDIA E EDUCAÇÃO: PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO

Adriana Mesquita da Silva

Resumo


Resumo: Este projeto Interventivo foi desenvolvido com base no uso do vídeo como recurso didático e aplicado na educação profissional do curso técnico integrado em artesanato modalidade Proeja. Buscou-se investigar sobre o uso de vídeos como meio de recurso didático, de modo a verificar se a forma como tal recurso é utilizada contribui para a aprendizagem significativa. O vídeo é um recurso que pode ser manipulado com facilidade para se atingirem objetivos específicos, já que explora a aprendizagem de forma cinestésica. Objetiva-se demonstrar que o vídeo pode ser um bom recurso pedagógico quando explorado como um recurso didático em suas várias possibilidades e linguagens. Tal recurso pode apoiar o processo de ensino e aprendizagem na educação profissional. A metodologia foi trabalhada com multimeios, em especial o uso de vídeos como recurso pedagógico, no apoio ao professor, para a construção da aprendizagem e da interação dos alunos, em um total de 4 h/a. Concluiu-se que a aplicação do recurso pode auxiliar as atividades do professor proporcionando agilidade e eficiência na execução das atividades propostas. O vídeo está cada vez mais inserido em sala de aula, o que chama a atenção dos alunos, mas é importante destacar que o vídeo deve ser selecionado com muita cautela e precisa ter relação com o conteúdo trabalhado em sala de aula. O principal resultado da regência foi a discussão em sala de aula, em que os alunos afirmaram que o uso do vídeo como material didático foi de grande valia para compreender melhor o conteúdo estudado.
Palavras-chaves: Vídeo. Recurso didático. Mídia e educação. Ensino aprendizagem.


Texto completo:

PDF