A INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Larissa Bárbara da Silva Mesquita, Michele Caroline Mesquita de Santana, Abigail do Carmo Levino de Oliveira

Resumo


Resumo: O presente artigo pretende analisar as estratégias utilizadas pela escola e família no enfrentamento das questões de indisciplina no ambiente escolar com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em duas escolas: Escola Lilás e Escola Azul (nomes fictícios), sendo uma pública e uma particular, respectivamente, ambas situadas na cidade de Ceilândia, Distrito Federal. A opção pela pesquisa é do tipo de abordagem qualitativa. Os autores mais pesquisados foram: Parrat-Dayan (2000), Garcia (1999), Aquino (2000). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a observação e o questionário. Os questionários foram aplicados aos alunos dos anos iniciais, professores, direção e pais, visto que temos como objetivo a análise das diferentes concepções de indisciplina. Os dados da pesquisa revelaram que as questões de indisciplina são tratadas como casos isolados onde a escola rapidamente tenta resolver juntamente com a família. É importante a interação da escola e da família neste enfrentamento, além do que os profissionais de educação devem sempre buscar uma dinâmica satisfatória que atenda a essa questão de minimizar cada vez mais indisciplina nos espaços escolares.
Palavras-chaves: Indisciplina; Família; Escola.


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