Neuroeducação: contribuições da neuroplasticidade para o processo ensino-aprendizagem na 2° infância
Resumo
A Neurociência e a Educação têm buscado uma convergência para fomentar as tendências pedagógicas e seus métodos incorporados, ligação essa que se configurou na Neuroeducação. Essa tem por objetivo acrescentar a pedagogia as concepções do Sistema Nervoso Central e seus mecanismos de funcionamento, que auxiliaram as práticas educacionais. Busca-se no decorrer deste referencial bibliográfico, a partir dos pressupostos teóricos como: Lent (2010/2018), Consenza e Guerra (2011/2018), mostrar a importância de uma das competências que o cérebro possui de se reformular mediante os ambientes apresentados, denominada neuroplasticidade. Juntamente com os neurônios e as sinapses, ela cria os circuitos neurais que darão vias alternativas para se absolver conhecimento, resultando em melhoras significativas no processo ensino-aprendizagem, se revelando em uma ferramenta essencial para potencializar o desenvolvimento humano. Conclui-se que levar todas essas contribuições para o ambiente escolar por meio de estimulações neurais, proporcionará resultados satisfatórios para o campo educacional.
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