Neuroeducação: contribuições da neuroplasticidade para o processo ensino-aprendizagem na 2° infância

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário Projeção
  • Ananda Carrias Lima Sousa
  • Aldi Roldão Cabral

Resumo

A Neurociência e a Educação têm buscado uma convergência para fomentar as tendências pedagógicas e seus métodos incorporados, ligação essa que se configurou na Neuroeducação. Essa tem por objetivo acrescentar a pedagogia as concepções do Sistema Nervoso Central e seus mecanismos de funcionamento, que auxiliaram as práticas educacionais. Busca-se no decorrer deste referencial bibliográfico, a partir dos pressupostos teóricos como: Lent (2010/2018), Consenza e Guerra (2011/2018), mostrar a importância de uma das competências que o cérebro possui de se reformular mediante os ambientes apresentados, denominada neuroplasticidade. Juntamente com os neurônios e as sinapses, ela cria os circuitos neurais que darão vias alternativas para se absolver conhecimento, resultando em melhoras significativas no processo ensino-aprendizagem, se revelando em uma ferramenta essencial para potencializar o desenvolvimento humano. Conclui-se que levar todas essas contribuições para o ambiente escolar por meio de estimulações neurais, proporcionará resultados satisfatórios para o campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Nascimento, C. P., Sousa, A. C. L., & Cabral, A. R. (2021). Neuroeducação: contribuições da neuroplasticidade para o processo ensino-aprendizagem na 2° infância. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 2(1), 1–18. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/1795