A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Yohanna Souza Pereira Centro Universitário Projeção
  • Claudia Pinheiro Nascimento Uniprojeção
  • Aldi Roldão Cabral Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Inteligência, Inteligências múltiplas, Educação infantil, Práticas pedagógicas, Jogos.

Resumo

O presente ensaio tem por temática a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e a importância de desenvolvê-la na Educação Infantil, pois, por meio dela, há um olhar a cerca das possibilidades pedagógicas para os docentes quanto à inteligência, habilidades e competências, salientando ao professor a importância de descobrir e desenvolver as particularidades de cada aluno, conforme os documentos norteadores da Educação. Para isto, fez-se necessário um breve histórico do conceito de inteligência, posteriormente, as definições das inteligências múltiplas, a ligação da teoria com a educação, através dos cinco campos de experiência da Educação Infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, e como é possível o desenvolvimento das inteligências múltiplas por meio de jogos.

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

Pereira, Y. S., Nascimento, C. P., & Cabral, A. R. (2021). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 1(1), 16–26. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/1392