Análise da distribuição física de medicamentos: Estudo de caso em um Centro de Distribuição do Ministério da Saúde
Palavras-chave:
Logística, Suprimento, Distribuição, Medicamentos, Organização PúblicaResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar aspectos relacionados à distribuição física de medicamentos em um Centro de Distribuição (CD) do Ministério da Saúde, envolvendo os conceitos de logística e condições relacionadas aos servidores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com servidores de diferentes setores/níveis administrativos e também observação não participante com visitas in loco. Os resultados permitiram o conhecimento e a discussão dos processos existentes, desde o recebimento à expedição dos medicamentos destinados à hospitais públicos e farmácias populares do Centro Oeste brasileiro. O trabalho realizado revela eficiência do modelo desenvolvido, porém também identifica possíveis melhorias. Por fim, são sugeridas pesquisas futuras a fim de garantir estudos logísticos que visem à manutenção e à melhoria contínua da cadeia de suprimentos de medicamentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.