Metodologia ativa aplicada ao ensino da anatomia humana – body painting

Autores

  • Wanderson Carvalho de Almeida Centro Universitário Projeção
  • Darklilson Pereira Santos
  • Maria Ângela Arêa Leão Ferraz

Palavras-chave:

Ensino superior, Anatomia, Metodologia, Aprendizagem, Currículo

Resumo

O estudo da anatomia humana, para os cursos de graduação da área da saúde e afins, é de fundamental importância, visto que seu conhecimento é necessário a um bom desempenho profissional. Todavia, o seu ensino se mostra resistente aos avanços tecnológicos e à evolução dos métodos didáticos. Objetivos: Nesse contexto, a proposta do presente trabalho é revisar a literatura sobre a aplicação de técnicas didático-pedagógicas alternativas e mostrar que é uma maneira de melhorar a abordagem prática dos conteúdos expostos nas aulas teóricas e dentro dos laboratórios. Metodologia: Foram usados os termos de busca: (“Ensino Superior” and “Anatomia” and “Metodologia” and “Aprendizagem” and “Currículo”) nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed. Os registros que apresentaram os termos relacionados para a busca foram analisados com base na revisão de literatura sobre a temática em questão. Conclusão: essas novas alternativas de ensino ajudam a diminuir as limitações de recursos para o estudo da anatomia humana em algumas universidades brasileiras. Portando, o emprego de modos alternativos e eficazes da aprendizagem desconstrói a artificialidade do saber científico e estimula a participação dos alunos, de maneira responsável, no seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

Almeida, W. C. de, Santos, D. P., & Ferraz, M. Ângela A. L. (2021). Metodologia ativa aplicada ao ensino da anatomia humana – body painting. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 1(1), 52–61. Recuperado de https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao6/article/view/1544