Metodologia ativa aplicada ao ensino da anatomia humana – body painting
Palavras-chave:
Ensino superior, Anatomia, Metodologia, Aprendizagem, CurrículoResumo
O estudo da anatomia humana, para os cursos de graduação da área da saúde e afins, é de fundamental importância, visto que seu conhecimento é necessário a um bom desempenho profissional. Todavia, o seu ensino se mostra resistente aos avanços tecnológicos e à evolução dos métodos didáticos. Objetivos: Nesse contexto, a proposta do presente trabalho é revisar a literatura sobre a aplicação de técnicas didático-pedagógicas alternativas e mostrar que é uma maneira de melhorar a abordagem prática dos conteúdos expostos nas aulas teóricas e dentro dos laboratórios. Metodologia: Foram usados os termos de busca: (“Ensino Superior” and “Anatomia” and “Metodologia” and “Aprendizagem” and “Currículo”) nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed. Os registros que apresentaram os termos relacionados para a busca foram analisados com base na revisão de literatura sobre a temática em questão. Conclusão: essas novas alternativas de ensino ajudam a diminuir as limitações de recursos para o estudo da anatomia humana em algumas universidades brasileiras. Portando, o emprego de modos alternativos e eficazes da aprendizagem desconstrói a artificialidade do saber científico e estimula a participação dos alunos, de maneira responsável, no seu processo de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.